Fone
(51) 3594.8251 / (51) 82061212
Endereço
Av. Bento Gonçalves, 3058
Novo Hamburgo - RS - Brasil
Artigos
  

Mitos e verdades sobre a ingestão de gorduras

As gorduras benéficas à saúde

Os ácidos graxos monoinsaturados são gorduras que podem ajudar a diminuir a gordura da barriga, prevenir o diabetes e o infarto.

Essas gorduras estimulam a produção de um hormônio pelas células gordurosas, chamado adiponectina, que tem a capacidade de influenciar o metabolismo das gorduras e do açúcar, possui ação antiinflamatória.

O que são ácidos graxos monoinsaturados?

São gorduras encontradas no azeite de oliva extra virgem, abacates, nozes, castanhas e chocolate amargo com altos teores de cacau. Além de estimularem a produção de adiponectina, também trazem os seguintes benefícios:

  • Nozes e castanhas: são ricas em proteínas, fibras, magnésio e ajudam a diminuir o apetite. Constituem uma excelente opção para lanches. Podem ser associadas com frutas secas com uvas passas, damasco, tâmara etc.
  • Azeite de oliva extra virgem primeira prensa à frio: estimula a produção de colecistocinina, um hormônio que produz saciedade no centro da fome no cérebro. Deve ser a base do molho das saladas que devem constituir 50% das refeições.
  • Abacate: Estimula a produção de glutation-S-transferase, uma enzima responsável pela desintoxicação de toxinas no fígado.
  • Chocolate amargo com alta porcentagem de cacau (ideal é maior que 80%): É rico em fenilalanina, um aminoácido precursor da dopamina, que é um neurotransmissor que produz saciedade. É rico também em antioxidantes que combatem os radicais livres e o envelhecimento precoce. Deve ser comido com moderação.

O que é adiponectina?

É um hormônio produzido pelas células de gordura chamada de adipócitos.

  • Adiponectina e a queima de gordura: a adiponectina encontra-se diminuída em indivíduos obesos, exercendo ação predominante sobre a gordura abdominal. Ela estimula a queima de gordura em vez de músculos para produzir energia, por cerca de 5 horas após uma refeição rica em gorduras monoinsaturadas.
  • Adiponectina, prevenção do diabetes e a diminuição da fome por açúcar e carboidratos: A adiponectina aumenta a capacidade do corpo de queimar glicose para produzir energia, através da melhora da função da insulina, diminuindo o açúcar circulante no sangue, diminuindo a vontade de comer açúcar, doces, pães, massas e outros carboidratos simples.

Prevenção da Síndrome Metabólica

A obesidade frequentemente vem acompanhada pelo aumento do açúcar, insulina e colesterol. Estes fatores associados constituem a Síndrome Metabólica que está relacionada com alto risco de doenças cardiovasculares.

O aumento do consumo das gorduras monoinsaturadas além de ajudar a emagrecer, previne o diabetes e as doenças cardiovasculares, servindo de excelente instrumento para prevenção da síndrome metabólica.

Evite óleos industrializados para cozinhar

TODOS os óleos industrializados provenientes da soja, milho, girassol ou canola, são aquecidos durante sua produção, tornando-se gorduras "TRANS", que são prejudiciais à saúde.

A gordura hidrogenada presente em quase todos os produtos industrializados, não é apropriada para o consumo humano, pois é produzida à partir de um óleo vegetal aquecido, onde se introduziu átomos de hidrogênio e metais pesados como o níquel, para estabilizar a molécula. As margarinas também passam por esse processo para permanecerem em estado sólido à temperatura ambiente. Esta gordura eleva o colesterol ruim, causa obesidade, entope artérias causando derrames e infarto, aumenta a inflamação crônica e predispõe ao câncer.

Todos os restaurantes reutilizam o óleo em suas frituras. O óleo que com apenas uma utilização já é nocivo à saúde, quando reutilizado, aumenta seu potencial de causar doenças cardiovasculares, inflamação crônica, câncer, obesidade e outras doenças.

O único óleo que pode quando aquecido não torna-se "trans" é o óleo virgem de coco, palma ou babaçu.

  
Desenvolvido por Pág1