Fone
(51) 3594.8251 / (51) 82061212
Endereço
Av. Bento Gonçalves, 3058
Novo Hamburgo - RS - Brasil
Artigos
  

Nutrição Ortomolecular auxilia a perda de peso

Dieta ideal é a que considera alimentos adequados a cada organismo

Ortomolecular é a nutrição que utiliza os micronutrientes (vitaminas, aminoácidos e minerais) para estabelecer o equilíbrio bioquímico das células. Hoje, os micronutrientes são reconhecidos como básicos para evitar a perda de vitalidade, o envelhecimento precoce, o aparecimento de doenças e o excesso de peso.

Assim como as vitaminas, os minerais são substâncias orgânicas que participam de várias funções no nosso corpo. Uma delas é regular o metabolismo. Isso significa que, independente de você se exercitar e ter uma alimentação saudável, quando faltam determinados minerais, o metabolismo fica mais lento, havendo necessidade de correção destes nutrientes para que a dieta produza o efeito desejado.

Porém, a perda e a manutenção do peso também dependem de uma série de fatores, como mudar os hábitos alimentares, moderar nas porções e fazer exercícios. A dieta ideal é aquela que leva em conta os alimentos adequados a cada organismo. Daí a necessidade de se pesquisar as intolerâncias alimentares que cada um possui, alavancando o processo de emagrecimento e fazendo com que se mantenha o peso ideal.

A ingestão de alimentos intolerantes causa vários sintomas que nem sempre são associados à alimentação. É o caso de aftas, queimação no esôfago, gastrite; gases, sensação de estufamento após as refeições, flatulência; queda de cabelo; cefaléia e enxaquecas; alteração da pressão arterial, taquicardia; maior dificuldade em emagrecer, facilidade em reter líquidos.

A correção dos minerais no organismo é feita pela nutrição ortomolecular na forma de suplementos alimentares completamente isentos de medicamentos.

SUPLEMENTOS

A suplementação deve ser adequada às necessidades e situações de stress, ansiedade, insônia e cansaço evitando sintomas como fome, fraqueza e irritabilidade, tão comuns nos outros tipos de dieta. Ela serve para:

  • Diminuir a fome por carboidratos, favorecendo a reeducação alimentar
  • Facilitar a queima de gorduras
  • Aumentar a sensação de saciedade
  • Controlar a ansiedade (que leva à gula)
  • Melhorar o humor
  • Preservar a saúde e melhorar a resposta imunológica
  • Diminuir os sintomas pré-menstruais
  • Dar mais qualidade ao seu sono
  • Aumentar a disposição e o vigor
  • Melhorar seu hábito intestinal
  • Melhorar pele, cabelos e unhas

AVALIAÇÃO

A pesquisa sobre a individualidade bioquímica é uma preciosa ferramenta de diagnóstico utilizada pela terapia ortomolecular, pois viabiliza ao terapeuta informações sobre a dinâmica de cada um possibilitando o tratamento individualizado cujo benefício se reflete na qualidade de vida e no objetivo de perda de peso.

A avaliação do paciente é realizada na clínica através do teste por bioressonância (não confundir com ressonância magnética). Trata-se de um exame que, através de um sinal emitido por uma caneta na ponta do dedo (nada de agulhas), avalia as necessidades e as carências de vitaminas, aminoácidos, minerais , antioxidantes, bem como a presença de metais tóxicos no organismo. O teste também é aplicado para testar alimentos que são intolerantes a cada pessoa. Assim, sua suplementação ortomolecular torna-se bastante individualizada.

  
Desenvolvido por Pág1