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Nutrição Ortomolecular
  

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Lista de Minerais | Cálcio

A maior parte do cálcio no organismo encontra-se nos dentes e ossos.

O Cálcio é especialmente indicado para as mulheres a partir dos 20 anos de idade, sempre associado ao magnésio para correta absorção.

Dietas muito ricas em açúcares, proteínas e fosfatos aumentam a excreção do cálcio.

A deficiência de ácido clorídrico no estômago, diminui a absorção do cálcio.

Suplementos de cálcio inorgânico, como a farinha de ossos, dolomita, concha de ostra, podem conter elevados teores de chumbo.

A Importância do cálcio para a saúde:

  • previne a osteoporose
  • previne câncer de colo de útero, junto com vit D
  • auxilia na redução da pressão arterial
  • reduz o colesterol total
  • alivia câimbras
  • previne artrite reumatóide
  • mantém equilíbrio ácido-base (ph da saliva)
  • regula freqüência cardíaca e tônus muscular cardíaco
  • regula o mecanismo de coagulação
  • mantém transmissão do impulso nervoso adequado
  • ativação de vários hormônios
  • combate a insônia

Curiosidade:

A “dor do crescimento” na adolescência pode ser causada por deficiência de cálcio.

Cuidados especiais:

Formação de cálculos renais ou calcificação dos tecidos que acontece na deficiência de magnésio.

Fontes alimentares do cálcio:

Leite, queijo, iogurte, manteiga e produtos lácteos são as principais fontes, as carnes, vegetais verdes (especialmente o brócolis), derivados da soja, especialmente o tofú também contém cálcio.

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