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Nutrição Ortomolecular
  

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Lista de Minerais | Fósforo

É o segundo elemento em abundância no organismo, logo após o cálcio.

O fósforo como fosfolipídeo é fundamental para a constituição e manutenção da membrana das células em geral e nervosas em particular. É fundamental ao metabolismo dos ossos e dos dentes.

Seu excesso no organismo causa hiperatividade.

A Importância do fósforo para a saúde:

  • Possui ação atiespasmódica com o magnésio
  • Possui ação diurética associado a potássio
  • É essencial no processo e mineralização óssea
  • É essencial na formação de fosfolipídeos, essenciais na formação do HDL
  • Participa na formação das membranas celulares através da fosfatidilcolina e da lecitina (ricas em fósforo)
  • Participa da formação da acetilcolina, que é um importante mediador da neurotransmissão dos impulsos elétricos no tecido nervoso
  • Mantêm o equilíbrio ácido-básico do organismo
  • Participa do processo de obtenção de energia do organismo 

Sinais de deficiência de fósforo:

  • Estresse físico e mental
  • Cansaço prolongado
  • Fragilidade óssea
  • Fragilidade em desenvolver problemas dentários

Curiosidades sobre fósforo

O Dr Henrich Hoffmann, neurologista e pesquisador alemão defende a tese de que o excesso de fosfatos inorgânicos na alimentação infantil possa ser uma das causas do aumento exponencial da hiperatividade em crianças.

O uso abusivo de adubos sintéticos do tipo NPK, faz com que o homem moderno ingira até três vezes mais fósforo do que necessite e o pior, um fósforo de baixa atividade metabólica, por ser inorgânico, presentes nos refrigerantes, e nas comidas industrializadas. Esse excesso de fósforo, altera o metabolismo do cálcio, aumentando sua excreção contribuindo para o aumento de casos de osteoporose, problemas neuro-psíquicos e distrofia muscular.

Fontes alimentares de fósforo:

  • Leite e derivados;
  • peixes;
  • frutos do mar;
  • levedura de cerveja.

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