Fone
(51) 3594.8251 / (51) 82061212
Endereço
Av. Bento Gonçalves, 3058
Novo Hamburgo - RS - Brasil
Nutrição Ortomolecular
  

Voltar

Lista de Minerais | Lítio

O lítio foi descoberto por Arfvdson em 1817, o nome vem do grego “lithos” que significa pedra. O litio é um nutriente cerebral, e quando deficiente os sinais clínicos são psíquicos, por isso os médicos psiquiatras utilizam este mineral na forma de carbonato como medicamento.

Temos poucos dados disponíveis a respeito da suas funções como elemento nutricional.

O litio intervém no transporte de neurotransmissores por um efeito sedativo, monitora a qualidade do sono REM, bem como a ritmicidade dos ciclos ultradianos que ocorrem  a cada 90 minutos ao longo do dia.

O litio equilibra os estados emocionais sem excesso de euforia nos processos mentais positivos ou excesso de depressão e culpa nos processos mentais negativos ou não bem sucedidos.

Sabe-se que o lítio produz e libera o neurotransmissor serotonina e regula os receptores do prazer e da dor, já ficou comprovado que o lítio provoca aversão ao álcool em algumas pessoas, o que torna útil também no combate ao alcoolismo.

O lítio “orgânico”, encontrado em águas ecológicas e em plantas que crescem nesse ambiente, é do tipo gluconato, e não carbonato. Ele sofreu uma transformação feita pelas plantas em parceria com bactérias alojadas em suas raízes.

A Importância do lítio para a saúde:

  • útil no equilíbrio hidroeletrolitico
  • útil nos distúrbios circulatórios periféricos após os 50 anos, hipertensão
  • bloqueia a liberação  dos hormônios tireoidianos, modula o hipertireoidismo
  • útil nos tratamentos das depressões
  • útil nos tratamentos dos estados de insônia associados a ansiedade, insônia inicial ou dificuldade “para pegar no sono”
  • útil nas síndromes dolorosas musculares associadas a ansiedade ou tensão principalmente a rigidez de trapézio e esternocleidomastóideo
  • útil no tratamento da menopausa, na síndrome depressiva.

Fontes alimentares do lítio:

Existe na maioria dos alimentos, porem sua concentração esta relacionada ao teor de lítio do solo e dos lençóis freáticos minerais principalmente das regiões ricas em rochas ferro-magnesianas. Também está presente na cana de açúcar, semente de linhaça e óleo de prímula.

Voltar

  
Desenvolvido por Pág1