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Nutrição Ortomolecular
  

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Lista de Minerais | Magnésio

O magnésio é considerado metabolicamente o mais importante mineral do organismo, pois catalisa as funções mais importantes.

O magnésio interfere diretamente na viabilidade de quatrocentas a mil rotas metabólicas no organismo!

As terras e as águas brasileiras são carentes em magnésio, mas ele ocupa o segundo lugar em quantidade no corpo humano. Fica no interior das células, assim distribuído: cerca de 60% nos ossos e 40% em outras partes do organismo, regulando 320 enzimas, sedo que cada uma delas regula de duas a cinco funções.

A lista de benefícios que o magnésio promove é longa: desempenha papel importante na conversão de carboidratos, proteínas e gorduras em energia (ATP), na síntese genética, na transmissão AMP cíclico-nervosa (chave da inteligência, memória e humor), no relaxamento muscular e na prevenção às doenças cardíacas.

Além disso, combate a depressão, a insônia e o stress, protege os ossos e os dentes.

Junto com o cromo e o zinco, contribui para evitar o diabetes tipo 2.

É o companheiro mais importante do cálcio no metabolismo intracelular. 

A Importância do magnésio para a saúde:

  • É essencial para a vida
  • Ativa a ação de diversas enzimas
  • É essencial na formação dos ácidos nucléicos, ADN e ARN
  • Protege contra doenças cardiovasculares
  • Combate a hipertensão arterial, principalmente a que aparece em ‘surtos’ou crises hipertensivas
  • Minimiza os sintomas da TPM junto com a vitamina B6
  • Reduz a formação de cálculos renais junto com a vitamina B6
  • É útil no tratamento das patologias de próstata
  • Ajuda a combater a depressão e irritabilidade
  • É eficaz no tratamento de problemas digestivos, como diarréia e vômitos, por via endovenosa
  • É imprescindível o tratamento de toxemia gravídica, com ou sem eclâmpsia
  • Previne o parto prematuro
  • É útil no tratamento de doenças neurológicas e neuromusculares
  • É importante no tratamento de alergias

A deficiência de magnésio causa no organismo:

  • Síndrome de fadiga crônica
  • Problemas cardiovasculares,espasmos e vasoconstricção
  • Stress, irritabilidade
  • Insônia
  • Dores em geral
  • Tensão pré menstrual
  • Acúmulo de amônia no organismo
  • Prolapso da válvula mitral
  • Pressão sanguínea baixa
  • Colesterol elevado
  • Distúrbios de aprendizado, confusão, declíneo da memória
  • Osteoporose
  • Aterosclerose
  • Diabetes 

Principais grupos de pessoas pré-disponíveis à deficiência de magnésio:

  • Idosos
  • Pessoas com dietas de baixo teor calórico
  • Diabéticos
  • Gestantes
  • Mulheres que utilizam anticoncepcional
  • Mulheres com TPM
  • Pessoas com problemas alérgicos
  • Pessoas que não comem vegetais de folhas verdes escuras cruas
  • Pessoas com nível de atividades intensas, sobrecarga mental e física
  • Pessoas que praticam exercícios físicos regulares intensos   

Fontes alimentares do magnésio:

As principais são o sal marinho integral, frutos do mar, vegetais de folhas verdes escuras, clorella, espirulina.

O magnésio é o principal elemento da clorofila.

Fatores importantes sobre o magnésio:

O magnésio é absorvido ativamente no íleo, em até 45% da quantidade ingerida, em condições de absorção intestinal ideais, ou seja, PH 7,2, motilidade e flora normais, e isto depende das condições estomacais ideais. 

Condições que diminuem a absorção de magnésio: 

  • grandes quantidades de gordura, cálcio, proteínas e vitaminas D na dieta;
  • grandes quantidades de ácido oxálico na dieta;
    • alimentos que contém ácido oxálico: ruibarbo,cacau, espinafre, chá, amêndoas, etc
  • grandes quantidades de ácido fítico
    • alimentos que contém ácido fítico: pão integral cereais integrais e principalmente farelos

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