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Nutrição Ortomolecular
  

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Lista de Minerais | Potássio

Quando em falta no organismo provoca cãimbras nos membros inferiores, à semelhança do que ocorre com a carência de magnésio e cálcio.

O álcool, corticóides, diuréticos, laxantes, sal, açúcar, café, estresse e suor reduzem o potássio do organismo.

A Importância do potássio para a saúde: 

  • Mantem a atividade cardíaca e do sistema circulatório equilibrada
  • É indispensável para manutenção do metabolismo hídrico no organismo junto com o sódio
  • Participa na síntese de proteínas, aumenta a capacidade muscular
  • Auxilia a raciocinar com clareza, pois favorece o aporte de oxigênio ao cérebro
  • Auxilia a prevenir a fadiga crônica e o cansaço
  • Evita as diarréias e vômitos
  • É importante auxiliar no sentido de melhorar a sensibilidade, reatividade e secreção de insulina nos diabéticos
  • É útil na profilaxia e prevenção de câncer
  • Participa da síntese orgânica do ADN e ARN
  • Participa na condução dos estímulos nervosos neuronais
  • Participa dos processos de contração muscular e principalmente do músculo cardíaco
  • Participa da síntese orgânica das proteínas
  • Participa como co-fator na liberação de energia
  • Participa com o sódio da entrada e saída de líquidos e nutrientes nas células

Fontes de potássio na alimentação:

Existe em todos os alimentos vegetais ou animais.

Banana, suco de laranja, batata, cogumelo, couve-flor, espinafre.O vinho é rico em potássio, o suco de laranja também, porém mais de 2 copos por dia pode aumentar histamina em 20% agravando as alergias e os deprimidos. 

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